Laura Sampaio Quaresma

COMO CONTROLAR SUA PRESSÃO

A hipertensão arterial sistêmica (HAS), popularmente conhecida como “pressão alta” é uma condição clínica caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Segundo a Diretriz Brasileira de Hipertensão, publicada em 2010, uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão arterial sistólica é maior ou igual a 140 mmHg e∕ou sua pressão arterial diastólica é maior ou igual a 90 mmHg, ou seja, acima de “14 por 9”. O diagnóstico deverá ser sempre validado por medidas repetidas, em condições ideais, em, pelo menos, três ocasiões.

A hipertensão explica 40% das mortes por derrame (ou AVC) e 25% daquelas por doença coronariana. A mortalidade por doença cardiovascular aumenta progressivamente com a elevação da pressão.Na maioria das vezes, desconhece-se a causa da hipertensão arterial. No entanto, vários são os fatores podem estar associados à elevação da pressão como o sedentarismo, o estresse, o tabagismo, o envelhecimento, a história familiar, a raça, o gênero, o peso e a alimentação.Hipertensos com excesso de peso devem emagrecer. Embora a meta seja alcançar índice de massa corporal (IMC) inferior a 25 kg/m² e circunferência da cintura inferior a 102 cm para homens e 88 cm para mulheres, a perda de 5% a 10% do peso inicial já ajuda a reduzir a pressão arterial. Além da perda de peso, hipertensos devem:
  • reduzir o consumo de bebidas alcoólicas
  • controlar a ingestão de alimentos calóricos e/ou gordurosos para evitar o ganho de peso
  • incluir frutas/verduras na alimentação diária
  • dar preferência aos alimentos integrais
  • consumir alimentos ricos em potássio (feijões, ervilha, vegetais de
    cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas,
    tomate, batata inglesa e laranja) respeitando sempre a quantidade prescrita na dieta.
A quantidade de sal também deve ser controlada. Inúmeras evidências mostram benefícios na restrição do consumo de sal. A alimentação habitual de uma pessoa qualquer contém, em média, de 10 a 12g/dia de sal. O ideal seria ingerir até 6g de sal por dia (ou 2,4g/dia de sódio), o que corresponde a 4 colheres (café) rasas de sal. Para tanto, recomenda-se reduzir o sal adicionado aos alimentos, evitar o saleiro a mesa e diminuir ou abolir os alimentos industrializados, como enlatados, conservas, frios, embutidos, sopas, temperos prontos, molhos prontos e salgadinhos, entre outros.Agora que você já sabe como controlar melhor sua pressão arterial, mãos à obra! Muitas vezes, essas pequenas mudanças por si só já estabilizam a sua pressão ou mesmo ajudam a reduzir a dose do medicamento.

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