O leite de castanha do Pará é uma ótima opção para quem não pode tomar leite de vaca, pois tem alergia à caseína (proteína do leite) ou intolerância à lactose. Além de ser uma delícia, tem um quantidade importante de cálcio, a principal preocupação de quem tem que restringir leite e derivados. A receita é simples de fazer, veja abaixo:
Ingredientes:
1 copo de castanha do Pará
4 copos de água filtrada
Modo de preparo:
Lave bem as castanhas e deixe-as de molho em 1 copo de água filtrada por 8 horas. Após esse período, despreze a água do molho e bata a castanha com 4 copos de água filtrada. Coe 4 vezes para retirar a “poeira” da castanha. Se quiser deixar o leite sem resíduo nenhum, coe pela quinta vez, utilizando um coador de pano ou um filtro de papel (usado para coar café). Nesta última etapa, você precisa ter um pouquinho de paciência, pois o processo é bem lento. Deixe o leite coando e ao final do dia, torne a dar uma olhada. Feito isso, basta deixar o leite na geladeira e tomar ao longo da semana. Você não vai se arrepender!
OBS: Essa e outras receitas você encontra no livro “Nutrição, dietética e boa cozinha – soluções criativas para restrições alimentares” (editora Senac)